Queridos visitantes...É sempre bom sabermos que nosso trabalho está sendo utilizado e expandido !! Por isso, gostaria que não esquecessem de postar algum recadinho ou comentário!!!
Obrigadaaaa!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Presépio com materiais recicláveis



Observem que as finalizações do presépio acontecerá de acordo com a visão do seu criador. Neste caso, a cerca estava atrapalhando a visualização dos personagens, por isto, foi cortada e como acabamento, foi colocado festões prata. Neste imagem não é possível visualizar, mas no chão e contornando a frente, foram colocados pisca-piscas. Quando ligados, valoriza o interior do presépio.


PERSONAGENS: Todos foram feitos com materiais também reutilizados. Os personagens foram desenhados e cada um tem sua peculiaridade:

JOSÉ: Pintura com tinta de tecido, túnica de TNT e cajado feito com EVA marrom.

MARIA: Também o mesmo modo de pintura. O véu foi aplicado após a pintura e fixado com cola quente.

VACA: Papel camurça e EVA.

OVELHA: EVA e acrilom.
JESUS: Foi utilizado um boneco envolto em TNT e amparado por uma caixa de papelão para obter a altura desejada.

ANJO: Crepon fantasia, fita decorativa, papel laminado, acrilon e estrelinhas para as asas.

É importante frisar que para o acabamento do "chão" do presépio e encobrir os detalhes ( Apoios dos personagens para que estes ficassem em pé), foi colocado serragem grossa. Para que a serragem não caia, foi colocado um forro de TNT na cor da serragem. contornando a cerca.



FORRO E ACABAMENTO:

Após a pintura e secagem, forrar o restante da estrutura. Neste caso, utilizei os papéis que estavam disponíveis dando o acabamento necessário. Foram utilizados pápéis 40 k azul marinho dos lados, papel camurça ao fundo e na parte de trás, novamente 40k azul marinho.
No teto, pedaços de cartolina dupla face marrom, complementando as arestas com serragem fina fixadas com cola branca. O acabamento da frente, EVA fantasia. Mas tudo pode ser modificado dependendo dos materiais disponíveis. Afinal, o objetivo é gastar o menos possível reutilizando materiais. Na parte da frente, foi moldado uma cerquinha utilizando pedaços de papelão e pintados com tinta branca guache.



CHAPISCAGEM: Após moldar o papel marchê nas laterais, deixe-o secar e pinte.

Importante: Pintar somente as laterais. A cor da tinta será de acordo com o estilo de cada um. Neste caso, usei o que tinha, tinta de tecido branca misturada com guache branca para aumentar a quantidade e usei tinta de tecido na cor verde misturando-as.


JORNAIS E GOMA: Estes ítens servirão para forrar as laterais do presépio e auxiliar na firmeza, bem como dar o acabamento para que as ripas não fiquem expostas. É aconselhável que mesmo antes de montar a estrutura, já coloque os jornais picados de molho em água. A quantidade de jornais também dependerá do tamanho do presépio. A goma, feita de farinha de trigo ( colocar a farinha com água em uma panela até que fique cremoso como mingal), servirá para fixar o jornal.
Após duas horas, ou ao final da estrutura montada, triturar o jornal no liquidificador em pequenas quantidades e ir colocando no escorredor para tirar o excesso de água. Pincelar a lateral a ser trabalhada e ir moldando os bolinhos de papel nela. Não deixe a espessura muito grossa, pois poderá pesar demais e também comprometer o formato da estrutura.




CAIXAS DE PAPELÃO E RIPAS DE MADEIRAS: Para montagem da estrutura do presépio. A quantidade de caixas dependerá do tamanho do presépio. Para colar, foi utilizado cola quente. As ripas servem para melhor firmeza da estrutura e deverão encontrar-se ( fixei as madeiras com grampeador de parede e cola quente também e só foram colocadas no fundo e dos lados.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário